Poder mágico
Artigo, 24-09-14
–Apolinário Ternes
Nos últimos quarenta anos, não vi um visitante estrangeiro ou brasileiro de outro Estado que não ficasse encantado com o corpo de bombeiros voluntários de Joinville. É chegar, conhecer e se entusiasmar. Se encher de orgulho pelo Brasil e sair contando maravilhas do que viu e ouviu sobre a atuação de nossa mais querida e importante instituição. O último, como sabemos, foi o publicitário Nizan Guanaes, um dos mais criativos, premiados e acreditados profissional da comunicação. Escreveu comovente artigo no jornal ‘Folha de São Paulo’ sobre o poder mágico da centenária e benemérita instituição.
Joinville tem ícones respeitáveis. No final do século passado, eram ainda as bicicletas, as flores e as indústrias. Um mágico encantamento com a produtividade da economia, com a inovação tecnológica e com a paixão pelas flores. Acho que todos os generais-presidentes se viram obrigados a vir a Joinville e reverenciar nossa eficiência e organização Desde 1909, quando o presidente Afonso Pena veio inaugurar a ligação férrea com São Francisco do Sul, teve início esse reconhecimento continuado da cidade. Sim, viramos ícone nacional. Agora, ao lado dos bombeiros, temos a Escola Bolshoi, o Festival de Dança, Juarez Machado e atletas de ponta. Além do JEC.
Os bombeiros, contudo, atravessam décadas com notável prestígio e eficiência. Sempre com um empresário a comandar de forma voluntária toda a organização que, hoje, envolve mais de duas mil pessoas. Moacir Thomazi está lá desde 2008, mobilizado com equipe de valor a prestar serviços permanentes, 24 horas por dia, 365 dias do ano. Tem sido assim há 122 anos. E sempre houve dificuldades, como agora. Autor de dois livros sobre a corporação, dos quais muito me orgulho também, tenho conhecimento integral de sua história. O entusiasmo de Nizan Guanaes serve para confortar a todos que se empenham na defesa da corporação. Sim, defesa! Há um movimento sorrateiro e persistente visando a reduzir a entidade ou mesmo colocá-la fora de combate. A luta, portanto, é da mais absoluta atualidade e o reconhecimento e divulgação de um expoente da nova classe empresarial e publicitária brasileira chegam em boa hora, justamente para consolidar convicções e fortalecer nossas centenárias certezas de que o modelo é adequado e serve para todo o país.
A corporação dos bombeiros, mais que um modelo de eficiência, é um ícone sagrado em torno do qual gerações de joinvilenses aprenderam a amar a cidade, cultivar a solidariedade e demonstrar respeito pelo patrimônio de todos. Somos, diz o lema da corporação ‘ Um por todos e todos por um. Em nome de Deus e em defesa do próximo’. Obrigado Guanaes, Joinville conta com você.