Eggon, da Weg
Artigo, 19-09-15
— Apolinário Ternes
No dia em que ocorreu o sepultamento de Eggon João da Silva, participava de missa de corpo presente da veneranda Amélia Thomazi, falecida aos 96 anos, em São João Batista. O padre disse, emocionado: ‘Dona Amélia deixou um mundo melhor com sua vida longa e produtiva’.
Pensando no que preciso escrever sobre Eggon João da Silva, um dos fundadores do grupo WEG, de Jaraguá e do mundo, achei que as palavras do sacerdote de São João Batista eram as mais adequadas. Mantive serena amizade com Eggon, desde que ousei propor-lhe, no ano de 1984, a feitura de um livro sobre os 25 anos da empresa, a serem completados em setembro de 1986. Estudei por dois anos a trajetória da empresa. Assim nasceu a primeira memória do empreendimento de Eggon, Geraldo e Werner. Desde então, produziram-se outros livros e vários estudos acadêmicos sobre a expansão dos negócios, e todos os encaminhamentos na formação de complexo corporativo que atua em mais de 100 países e, talvez, seja a multinacional brasileira mais importante e sólida.
O que distingue Eggon e seus dois sócios? Certamente a visão de negócio, a ousadia, a retidão de princípios e a perseverança na renovação de seus ideais. Construíram em pouco mais de meio século, a melhor empresa de Jaraguá, de SC e do Brasil, como, aliás, reconhecido pela revista Exame neste ano de 2015. Valores éticos explicam a corporação. Sólida cultura e segura renovação de executivos. Outro valor: a intuição de Eggon, sempre inovando e reinventado os negócios. Até o foco central, voltado à produção de energia, em todas as formas possíveis e muito além do motor elétrico. Tem sido a estratégia da ousadia, tendo o planeta como cliente, como impõe a globalização neste início do século 21.
Eggon, ali mesmo do interior do Vale do Itapocu, foi um senhor empresário e um modelo de realização e simplicidade. Construiu, ao longo de toda a vida, um mundo melhor e mais iluminado. A Weg será estudada por muito tempo mundo afora. A biografia de seus fundadores será, sempre, a explicação da trajetória da empresa. O primeiro resumo foi publicado em 1986, nos 25 anos da Weg.